5 motivos para ter uma loja virtual
Muitos empresários ainda sentem-se receosos quando o assunto é e-commerce, seja por não entenderem o suficiente sobre esse mundo sem fronteiras que é a internet, seja por sentirem-se confortáveis com sua loja física ou por ter medo de iniciar seu negócio na internet, ao invés do modo tradicional. O texto de hoje te dará cinco bons motivos para você apostar no comércio eletrônico, aumentar sua renda, fazer sua empresa crescer e ter grande sucesso nas vendas.
Menos investimento
Já pensou iniciar um negócio investindo pouco? Esse é o sonho de muitos empresários que não tiram suas ideias do papel por não terem o capital inicial necessário. O e-commerce oferece diversas vantagens quando comparado a um negócio tradicional, físico. Optando por uma loja virtual você não terá custos como: aluguel do imóvel, móveis, vendedores, luz, água, telefone, internet, limpeza e tantas outras despesas.
É claro que haverá custos, mas se comparados com os de uma loja física, são muito menores. Se trabalhar em casa, você poderá usar o seu computador, seu escritório, não haverá necessidade de contratar vendedores e nem pagar impostos de um imóvel alugado. Basta encontrar uma plataforma que comporte seu site e ofereça as ferramentas que você busca para o seu negócio.
Comodidade
Primeiramente para você, que poderá trabalhar sem ter que sair todos os dias de casa. De certa maneira seu tempo será mais proveitoso, pois não precisará ficar o dia inteiro em uma loja física, esperando que os clientes cheguem até você. Se chover, os clientes não irão diminuir. Você e seu negócio não ficarão sujeitos a assaltos, além de que seu negócio poderá funcionar todos os dias do ano, sem comprometer feriados e finais de semana de descanso.
Comodidade é um dos principais motivos pelos quais as pessoas compram online. Cada vez mais temos menos tempo de fazer pesquisa de preços indo de loja em loja, bem como arranjar aquele tempinho para ir em uma loja distante de casa para comprar algo. Com poucos cliques é possível adquirir tudo que se precisa, sem contar que o produto comprado chegará em casa. Seus clientes poderão comprar os produtos da sua loja a qualquer hora do dia ou da noite. Olha o aumento de vendas chegando…
Alcance
Uma loja online alcança muito mais clientes que uma loja física, sem dúvidas. Pessoas do Brasil inteiro poderão comprar no seu site! Imagine quantos milhões de pessoas podem ter acesso aos seus produtos, ver suas ofertas e serem atingidos pelas suas campanhas de marketing? Não há barreiras físicas na internet, pois ela te permite alcançar clientes que através de uma loja física jamais teriam conhecimento do seu negócio.
Uma loja virtual consegue atender vários clientes ao mesmo tempo, funcionará em horários e dias que as lojas físicas não abrem e poderá falar com os mais diversos tipos de clientes, atendendo as necessidades de cada um.
Controle
Relatórios, esses poderão ser feitos sobre os mais diversos dados que você imaginar. Uma loja virtual possibilita que o empresário tenha um controle mais otimizado e facilitado de todos os dados que ele quiser, podendo oferecer diversos tipos de relatórios:
- Visitação do site, permitindo ao empresário saber qual o horário e dias da semana em que há mais acessos, facilitando as campanhas de marketing.
- Vendas, possibilitando o conhecimento do que foi mais vendido, quando, quais foram as formas de pagamento, etc.
- Estoque, facilitando o controle sobre o que há em estoque, o que precisa ser comprado, o que tem mais saída e o que não tem.
O empresário poderá ter um conhecimento muito maior do seu cliente, podendo extrair informações relevantes que contribuem para as campanhas de marketing e fidelização desse público.
A competitividade também pode ser facilmente observada, pois com poucos clique é possível saber como seu concorrente está trabalhando, bem como os preços, condições de pagamento e produtos que ele oferece.
Ter total controle de todos os dados e informações importantes para o seu negócio é simples quando sua loja é virtual, pois no caso de lojas físicas, todos esses relatórios, pesquisas e estratégias seriam mais escassas, demoradas e até mesmo imprecisas. O controle de tudo que acontece com sua loja faz com que seja mais fácil observar se é o momento de crescer, investir, segurar, ter um sócio, etc.
Crescimento
O mercado do e-commerce só cresce no Brasil e estar presente com sua loja virtual fará com que suas vendes aumentem, seja pelo motivo de que mais pessoas poderão conhecer o seu negócio, mas também porque será possível entender mais sobre seus clientes. A possibilidade de expansão é gigante, já que não há limites geográficos, sua marca se tornará mais conhecida e você poderá fazer suas ações promocionais mais rapidamente.
Esqueça materiais impressos, na internet tudo pode ser mudado a qualquer momento, seja a promoção do dia, a disponibilidade de um produto, as condições de pagamento, os cupons de desconto, etc. Fale com seu cliente de maneira diferenciada, direta e mais assertiva.
Pesquise o seu segmento online, dê uma olhada nos concorrentes, coloque as despesas de uma loja física no papel e compare. Faça parte dessa comunidade que só cresce, expanda seus negócios e firme sua marca no mercado. Lembre-se de contratar uma plataforma confiável para hospedar seu site, como a da NortCriativo, que oferece hospedagem e recursos para lojas virtuais crescerem de maneira segura.